Google Earth: Celebração dos 50 anos de exploração espacial

Esta semana é marcada pelo 50º aniversário da histórica Missão Apollo 11 que colocou, pela primeira vez, o Homem na Lua. Para comemorar esta conquista, bem como outros avanços na exploração espacial, a Google traz novas formas de explorar a lua e um quiz especial – disponível no Google Earth. E para os utilizadores que ainda sonham com as estrelas, vamos também partilhar mais estórias sobre a missão lunar na Pesquisa.

Em primeiro lugar, juntámo-nos com a NASA para aprender como a missão Apollo 11 surgiu. Do desafio do presidente John F. Kennedy de colocar oHomem na Lua, passando pelas instalações para formação dos astronautas e terminando na sala de controlo da missão; a contagem decrescente para o lançamento começou bem antes de 16 de junho de 1969.            

Explore a Missão Apollo 11

Em seguida, entra na chamada trincheira de chamas (que permite desviar as chamas dos propulsores na descolagem) através do popular programa radiofónico Science Friday. Vamos explorar como a NASA está a melhorar os locais de lançamento existentes para futuras missões e como estão a lidar com a ameaça do aumento do nível do mar junto das instalações costeiras. Para professores estamos também a partilhar ideias de como estas experiências podem ser partilhadas com os alunos.  

Veja como a NASA está a preservar as estações espaciais tal como a estação que serviu de lançamento para a missão Apollo11

Também estamos a lançar uma nova forma de explorar a Lua no Google Earth Studio, uma ferramenta de animação para imagens de satélite e de imagens 3D do Google Earth. A partir de hoje, é possível criar animações da Lua e de Marte utilizando a ferramenta, abrindo assim um novo mundo para os criadores de vídeos. Para iniciar esta aventura, basta usar o menu Mundo na nova página do projeto ou aceder à página de definições do projeto.

Saiba como criar uma animação da Lua através da ferramenta Google Earth Studio

Finalmente, estamos também a homenagear 10 exploradores espaciais icónicos – homens, mulheres e robots que ajudaram a melhorar a nossa compreensão sobre o mundo para lá do nosso planeta através da investigação e das viagens espaciais. Assim que achares que estás pronto para comandar a tua própria missão, testa o teu conhecimento no questionário espacial. Vamos até dar-te uma dica: os franceses foram os primeiros a enviar um felino – de nome Félicette – para o espaço.

Iuri Gagarin foi o primeiro homem no espaço e a viajar na órbita da terra em 1961
 Mae Jemison tornou-se na primeira astronauta afro-americana a ir ao espaço a bordo do vaivém  Shuttle Endeavor em 1992
Kirobo, o primeiro robot astronauta japonês é detentor de dois recordes do Guiness por ter estado durante 18 meses na Estação Espacial Internacional
Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço; à direita; Mae Jemison, a primeira mulher afro-americana no espaço; em baixo: Sally Ride, a primeira mulher astronauta LGBTQ a viajar para o espaço; à esquerda: Carl Sagan, o astrofísico que ajudou a popularizar a ciência através da série televisiva “Cosmos: Uma Viagem Pessoal.”

Visita o Google Earth durante toda a semana e desfruta das maravilhas do espaço.

You may also like...