Garmin adianta-se às novas medidas da UE para melhorar a condução

  • 2022 é o ano que a União Europeia marcou para que todos os carros que saiam da fábrica incorporem vários sistemas de segurança. Tratam-se de medidas que visam reduzir a sinistralidade na estrada.
  • Os condutores que possuem dispositivos Garmin podem adiantar-se a estas medidas e usufruir das prestações avançadas dos equipamentos que favorecem uma condução mais segura. Por exemplo, visibilidade frontal e traseira, alertas relativos às características da estrada e a presença de acidentes e engarrafamentos, avisos sobre colisão frontal ou saída de via, entre outros alertas.

A Garmin adiantou-se à entrada em vigor das novas medidas de segurança que vão ser implementadas pela União Europeia (UE) para reduzir o número de acidentes na estrada por todo o território europeu. Isto porque a sua completa linha de equipamentos auto já integra muitas das funcionalidades necessárias para dar mais confiança e segurança aos condutores face a vários aspetos de extrema importância para a condução.  

As novas medidas
Com o objetivo de reduzir a sinistralidade ao volante, todos os carros que saiam da fábrica e sejam comercializados no território europeu devem contar com os novos sistemas de segurança determinados pela União Europeia.

O objetivo é reduzir as mortes na estrada para zero até 2050. Para o conseguir, as autoridades europeias obrigam os fabricantes a equiparem os seus automóveis com uma série de tecnologias de segurança ativa e passiva caso os pretendam comercializar dentro da União Europeia.

O ano de 2022 foi o escolhido como a data de início para que os carros que deixem os concessionários europeus tenham os novos sistemas de segurança. Com esta medida, estima-se que sejam salvas cerca de 10 500 vidas por ano e sejam evitados cerca de 59 600 feridos graves até 2030.

Os doze sistemas identificados são: deteção de sonolência, travagem de emergência avançada, bloqueio da condução devido ao índice de alcoolémia, reconhecimento e prevenção de distração de condução, registro de dados de acidentes rodoviários, sinal de paragem de emergência, assistente de velocidade inteligente, câmara de visão traseira, assistente de manutenção na via, proteção do ocupante em caso de impacto lateral, extensão da zona de impacto da cabeça para pedestres e ciclistas assim como vidro de segurança e cintos de segurança melhorados e proteção total em caso de colisão frontal.

Controlo na estrada em tempo real
A Garmin já inclui nos seus dispositivos uma funcionalidade muito completa e avançada que aumenta a confiança durante a condução, o que significa melhorar a perceção da estrada em tempo real. Benefícios que já estão disponíveis para os utilizadores, antecipando assim as medidas estabelecidas pela UE. Com os dispositivos Garmin, os condutores podem ter informações detalhadas sobre a estrada, beneficiar de alertas para evitar a fadiga ao volante e visualizar a traseira do carro quando estão a estacionar, entre muitas outras funcionalidades.

De seguida vamos explicar as funcionalidades concretas dos equipamentos Garmin e a forma como lhe dão uma vantagem na hora de conduzir.

Deteção de sonolência e distração
Os equipamentos de navegação da Garmin incluem indicador de fadiga, o que sugere tempos e possíveis áreas de descanso após algumas horas de condução. Possuem alertas que indicam se está a conduzir na direção oposta numa rua de sentido único. Nesse caso, o dispositivo reproduz uma mensagem e exibe um aviso em ecrã completo, enquanto as bordas do ecrã surgem a vermelho acompanhadas por um alerta na parte superior. Este aviso é mantido até que deixe a rua de sentido único ou corrija a direção de circulação.

Travagem automática de emergência
Os GPS da Garmin, por outro lado, são capazes de identificar diferentes situações, oferecendo alertas sobre a proximidade de curvas acentuadas, mudanças no limite de velocidade, presença de radares, cruzamentos de animais, zonas escolares e até mesmo a existência de passagens de nível para evitar possíveis imprevistos. Da mesma forma, para evitar retenções e congestionamentos, estes dispositivos sugerem rotas alternativas que permitem fugir de obras ou incidentes.

Por outro lado, certos modelos incorporam o sistema de aviso de colisão frontal, que alerta caso esteja a conduzir muito perto do veículo da frente e se não está a respeitar a distância de segurança.

Câmara de visão traseira
Para todos os veículos que não as integram de base, as câmaras de visão traseira que vêm com os equipamentos de navegação são uma boa opção. Assim, consegue ver no ecrã do seu GPS o que está a acontecer na traseira do seu carro, facilitando as manobras.

Assistente de Saída de Faixa
No caso dos GPS da Garmin, isto traduz-se no alerta “Assistente de Saída de Faixa”, que avisa se o condutor se desviar, de forma não intencional, da estrada ou se estiver a dirigir-se para veículos que viajam na direção oposta.

Caixa negra
A EU propõe que os carros tenham um gravador de dados de eventos rodoviários. Desde a velocidade do veículo ao uso de sistemas de segurança no momento anterior ao acidente.

As câmaras da Garmin (podem ser compradas em separado ou integradas em alguns dos seus modelos) também podem ser muito úteis neste campo, pois são a “testemunha” de tudo o que acontece quando está a conduzir. Podem registrar o ambiente num ângulo de 140 graus, incluindo o tráfego ao redor, e incluem GPS para obter dados detalhados da localização e tempo e para determinar exatamente onde e quando os acidentes ocorreram. Gravam em loop contínuo, podendo reproduzir as imagens no próprio ecrã ou num smartphone, graças à app Garmin Drive.

Em caso de um incidente, com os equipamentos de navegação da marca é possível notificar imediatamente os contatos previamente escolhidos. Estes recebem automaticamente uma mensagem de texto que inclui o link para um mapa que mostra o ponto exato do evento.

Porque quando conduzimos todos os cuidados são poucos, e porque as distrações são, em muitos casos, os principais responsáveis pelos acidentes, e porque na estrada são vários os elementos a considerar, os GPS Garmin oferecem aos condutores um assistente que não descansa e no qual pode confiar.

Tec

Todas as semanas, um vídeo novo, subscreve Aqui! para seres o primeiro a saber!

You may also like...