Drones ainda sem legislação à vista

Falta de tempo ou de interesse dos partidos levaram a que algumas propostas ficassem pelo caminho nesta legislatura.

Segundo o Jornal Público a proposta de lei do Governo para regular os drones no espaço aéreo nacional, que foi apresentada em Janeiro e um mês depois baixou à comissão de Economia sem votação. No mês passado foi ouvida a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, que se mostrou disponível para aperfeiçoar o texto.

A proposta foi arrasada por todos os partidos e pela Autoridade Nacional da Aviação Civil, defendendo mesmo que não devia ser aprovada. Nenhuma bancada manifestou vontade de apresentar propostas de alteração ao diploma, o que leva a que fique pelo caminho.

O regulamento apresentado pretendia proibir a menores de 16 anos de idade a utilização de drones com mais de 250 gramas. As interdições previstas pelo Governo também deveriam ser aplicadas aos voos a menos de 100 metros de distância de edifícios de órgãos de soberania, infraestruturas críticas, aeroportos, instalações militares, policiais, cadeias, centros educativos, instalações diplomáticas e locais de acesso temporariamente interdito. A proposta previa ainda coimas entre 300 a 3500 euros.

Segundo o regulamento da ANAC, é proibido o voo de drones sobre «concentrações de pessoas ao ar livre, nas áreas de proteção operacional específicas dos aeroportos e aeródromos e sobre instalações onde se encontrem sedeados órgãos de soberania, embaixadas e representações consulares, instalações militares, instalações das forças e serviços de segurança, locais onde decorram missões policiais ou de proteção civil, estabelecimentos prisionais e centros educativos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais». Consultar website voanaboa.pt

Os drones com a classificação de «brinquedos», estão proibidos subreviar acima dos 30 metros e os maiores não poderão passar dos 120 metros sem as autorizações da ANAC (Pode pedir autorizações aqui). Foi ainda aprovada legislação que obriga os operadores a contratarem seguros para pilotar drones com mais de 900 gramas. Para seguros, vê esta app (FlySafeGO) permite criar um seguro na hora.

Tec

Todas as semanas, um vídeo novo, subscreve Aqui! para seres o primeiro a saber!

You may also like...